Oi gente,
Hoje irei comentar um pouquinho sobre a triste realidade do turismo na cidade de Salvador. O fechamento do Centro de Convenções é mais uma das dificuldades que o setor turístico vem enfrentando, mas a verdade é que precisamos de muito, muito mais.
Há muito tempo que Salvador saiu da rota de eventos do Nordeste, cidades como Recife, Fortaleza e Aracaju vem se destacando fortemente na recepção de grandes eventos e Salvador, sem infraestrutura em todos os segmentos do setor, já não atrai turistas, sejam de negócios ou lazer.
Ninguém mais estranha quando importantes bandeiras hoteleiras encerram suas atividades na capital baiana, afinal a cada dia que passa situações como essa se tornam mais frequentes, apenas na orla de Salvador cerca de 10 hotéis foram fechados.
A reportagem do dia 06/07/2015 do Correio fala sobre o fechamento do Centro de Convenções e o que nos resta é esperar que realmente o Governo do Estado e a Prefeitura se unam para fazer melhorias para o turismo de nossa cidade tão abandonado pelos gestores passados.
Confira a reportagem abaixo:
Fechamento do Centro de Convenções agrava dificuldades de hoteleiros.
O fechamento de hotéis após a Copa do Mundo é um fenômeno que vem se repetindo em todo o país, diz o consultor de negócios Diogo Canteras, diretor da Hotel Invest Canteras & Associados. Ele acredita que o mercado brasileiro ficou saturado após a construção de novos empreendimentos em função da Copa do Mundo de 2014.
(Foto: Alberto Coutinho/AGECOM)
|
“O primeiro efeito da saturação é o fechamento dos hotéis mais antigos porque eles são menos competitivos que os novos”, afirma. As dificuldades vivenciadas pelo mercado hoteleiro se explicam pela famosa Lei da Oferta e da Procura, acredita Canteras.
O diretor da Hotel Invest lembra que a situação da hotelaria em Salvador foi agravada pelas más condições de funcionamento do Centro de Convenções nos últimos anos e pelo fechamento do espaço para reformas, anunciado recentemente. “Deixar um espaço daqueles fechado é prejudicial para toda a economia de Salvador”, afirma.
Economia desaquecida atrapalha o turismo
O secretário de Turismo de Salvador, Érico Mendonça, diz que a situação dos hotéis é reflexo do momento da economia brasileira e do fechamento temporário do Centro de Convenções, que normalmente atrai eventos na baixa temporada.
“Estamos vivenciando uma crise. Nesses momentos, a primeira coisa que as pessoas cortam é o lazer. No caso de Salvador, a situação é mais grave porque a cidade passou um longo período sem oferecer atrativos”.
Mendonça diz que a Prefeitura vem trabalhando em duas frentes para recuperar o turismo na cidade. Este ano o município terá um estande na Abavexpo – Feira das Américas, em São Paulo, que é um dos maiores encontros do setor. Além disso, a Prefeitura vai investir em workshops com operadores de viagens nas principais cidades emissoras de turismo para a Bahia e vai lançar uma nova campanha promocional com um plano de mídia.
Segundo o secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, o governo está se esforçando para se articular com os empresários do turismo na recuperação do turismo em Salvador. “Nós estamos trabalhando em parceria com a Prefeitura na requalificação dos principais destinos da cidade. Começou com o Pelourinho este trabalho conjunto e queremos expandir”, diz. O secretário diz que o turismo precisa se voltar mais para o público interno.
Fonte
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário