terça-feira, 19 de abril de 2016

Desbravando Madrid


Nossa chegada em Madrid foi bem tranquila e aos poucos estamos organizando os documentos que precisaremos para nos regularizar por aqui. O fato de termos passaporte europeu, facilita e muito nossa vida, mas existe um passo a passo para iniciar os "trâmites" legais.

Passo 1: Providenciar o "empadronamiento". O que é isso? Nada mais é do que uma inscrição ou registro na junta municipal do bairro onde você vive. Este documento também serve para comprovar o tempo de residência que você tem na Espanha e é obrigatório para todos que vivem aqui.

Para fazer o empadronamiento é necessário indicar um endereço, que pode ser, por exemplo, a casa de um amigo, mas precisará ter cópias dos documentos dele e um comprovante de residência. Vale lembrar que esta pessoa ficará "responsável" por você. O processo é bem simples e rápido, agendamos um horário na junta municipal do distrito, levamos os documentos exigidos e pronto, saímos de lá com o documento na mão.

Esse processo é necessário para fazer a permissão de trabalho, para tirar o cartão de saúde pública, mudar sua CNH do Brasil para a Espanha, enfim para todos os próximos passos de sua regularização.

Passo 2: Agora chegou a hora do "NIE - Número de Identificacíon de Extranjero". Esse documento é emitido para todos aqueles que não são cidadões espanhóis, ou seja, nosso caso. Entramos na Espanha como cidadões italianos e mesmo tendo um passaporte vermelhinho para facilitar as coisas, somos estrangeiros por aqui. 

A emissão do NIE também é bem simples. Fomos na Comisaria General de Extranjería, preenchemos o formulário 790, pagamos uma taxa de 9,45 euros em um banco, esperamos o atendimento cerca de uns 20 minutos e pronto. Depois de dois dias voltamos para retirar o nosso número e agora sim estamos aptos para trabalhar.

Claro que ainda precisamos ajustar algumas coisinhas como carteira de habilitação espanhola, cartão de seguridad social, cartão de atendimento aos hospitais, etc., mas o principal já está ok e faremos as outras coisas aos poucos.

Espero ter ajudado com essas informações e caso tenha alguma dúvida pode deixar nos comentários. Ressaltando que essas indicações são para pessoas com cidadania europeia na Espanha.

Continue acompanhando as novidades e venha se pirulitar no mundo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário