quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Imigrando pra Espanha? Economize tempo e dinheiro com essas dicas!


Hola pessoal

Vamos continuar hoje com alguns procedimentos que o cidadão europeu precisa fazer na Espanha para tirar os documentos necessários para termos todos os direitos garantidos no país.

Depois do Empadronamiento e do NIE, que expliquei em um outro post (CLIQUE AQUI), vamos falar do Número de Afiliación da Seguridad Social, da Tarjeta Sanitaria e do Certificado de Registro de Ciudadano de la Unión. 

1) Número de Afiliación da Seguridad Social: Um procedimento super simples, fomos na Seguridad Social com uma cópia do empadronamiento e do NIE e pronto, saímos de lá com o número de afiliación, um papel com um número, nada mais.

2) Tarjeta Sanitaria: Fomos ao centro médico do bairro onde estamos vivendo (e que estamos empadronados) com uma cópia do NIE, do Empadronamiento, do Número de Afiliación da Seguridad Social e também uma cópia do contrato de trabalho. Sim, precisamos do contrato de trabalho, pois você passa a ter direito a utilizar o serviço público de saúde espanhol quando começa a pagar os impostos. Saímos de lá com mais um papelzinho (rsrrs) mas depois recebemos um cartão em casa.

3) Certificado de Registro de Ciudadano de la Unión: Esse foi o documento mais esperado, afinal tínhamos diversos "papéis" nas mãos e nenhum documento que pudéssemos colocar na carteira como uma identidade. Tínhamos que andar com todos aqueles papéis o tempo todo. Tivemos que agendar um horário, pagar uma taxa de mais ou menos 12 euros e levar cópias e originais de todos os nossos documentos, inclusive passaporte italiano. Saímos da Comisaría General de Extranjeria com um "cartão verde de papel" com os nossos dados e... adeus tantos papéis! kkkkkk. 

Esses foram os principais documentos que precisamos fazer para viver na Espanha e poder ter os mesmos benefícios que um cidadão espanhol. 

O próximo passo é a convalidação da nossa carteira de habilitação que já está agendada no DGT - Dirección General de Tráfico, o Detran espanhol e é claro que contarei pra vocês como foi, mas de antemão posso dizer que agendamos em abril para atendimento apenas em outubro, 6 meses de espera e ai tenho uma outra constatação que se soubéssemos antes certamente não teríamos perdido tanto tempo e muitas pessoas além de tempo dinheiro. Devido a um convênio entre os países a carteira de habilitação do Brasil (a normal mesmo, não precisa aquela internacional que é um absurdo de cara) tem validade de 06 meses aqui na Espanha, isso mesmo 06 MESES! Se soubéssemos antes já teríamos comprado o nosso coche (carro)... já fizemos a parte médica, mas esse capitulo irei contar em um próximo post. 

Aguardem pelas próximas novidades e enquanto isso SE PIRULITE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário